domingo, 8 de maio de 2016

7ª Feijoada Lar de Caridade



































A ORAÇÃO E A CURA DE ENFERMOS




Hoje já se sabe, através de pesquisas científicas, que a oração, ou a prece, é um poderoso remédio na cura de enfermidades. Em 17 estudos-pesquisas revisados pela Arizona Satate University, ficou demonstrado que a prática bíblica de orar pelos enfermos, com ou sem imposição de mãos, realmente funciona. A explicação dos cientistas é que quando oramos em intenção de alguém, pedindo pela sua cura, liberamos um comando para o cérebro que, assim, emite energia eletromagnética que vai atingir aquela pessoa. A ação de cura fica assim explicada cientificamente, e comprovada por experimentos como, por exemplo, um em que dois grupos de pacientes hospitalares com a mesma doença foram separados em dois grupos. O grupo A teve seus nomes enviados a uma igreja para receberem orações diárias; o grupo B não recebeu orações. A constatação, depois de um mês, é que a melhora dos pacientes do grupo A, que não sabiam que estavam recebendo orações, foi mais de 20% superior aos pacientes do grupo B. em seis meses essa diferença no estado de saúde foi de 50%.
O poder de cura do magnetismo é estudado desde Mesmer, estudos esses que foram significativamente ampliados pelo espiritismo com a inserção do componente espiritual na ação de cura a distância.
A partir da questão 658 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec estuda o tema Prece, obtendo dos Espíritos Superiores a seguinte informação:
 “A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração, porque a intenção é tudo para Ele. A prece do coração é preferível a que podes ler, por mais bela que seja, se a leres mais com os lábios do que com o pensamento. A prece é agradável a Deus quando é proferida com fé, com fervor e sinceridade. Não creias, pois, que Deus seja tocado pelo homem vão, orgulhoso e egoísta, a menos que a sua prece represente um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade.”
E na questão 662, indagando se podemos orar utilmente pelos outros, recebe a seguinte resposta:
O espírito daquele que ora está agindo pela vontade de fazer o bem. Pela prece, atrai a ele os bons espíritos que se associam ao bem que deseja fazer.”
A essa resposta, Kardec comenta:
“Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea. A prece por outros é um ato dessa vontade. Se for ardente e sincera, pode chamar os bons espíritos em auxílio daquele por quem pedimos, a fim de lhe sugerirem bons pensamentos e lhe darem a força necessária para o corpo e a alma. Mas ainda nesse caso a prece do coração é tudo e a dos lábios não é nada.”
Portanto, quando oramos, utilizamos o poder da vontade para acionar as forças energéticas do pensamento, liberando um comando mento-espiritual para o cérebro, que distribui essa energia através do nervo vago, como sugerem pesquisas. Essa energia liberada vai ao encontro da pessoa enferma, isso através do fluido universal, que tudo preenche, assim como o som se propaga pelo ar, e mais, essa força é potencializada pelos bons espíritos, que são atraídos pelo nosso pensamento caridoso.
Esclarece o Ministro Clarêncio, no capítulo 1 da obra Entre a Terra e o Céu, psicografia do querido e inesquecível médium Chico Xavier:
“Em nome de Deus, as criaturas, tanto quanto possível, atendem às criaturas. Assim como possuímos em eletricidade os transformadores de energia para o adequado aproveitamento da força, temos igualmente, em todos os domínios do Universo, os transformadores da bênção, do socorro, do esclarecimento... As correntes centrais da vida partem do Todo-Poderoso e descem a flux, transubstanciadas de maneira infinita. Da luz suprema á treva total, e vice-versa, temos o fluxo e o refluxo do sopro do Criador, através de seres incontáveis, escalonados em todos os tons do instinto, da inteligência, da razão, da humanidade e da angelitude, que modificam a energia divina, de acordo com a graduação do trabalho evolutivo, no meio em que se encontram... A prece, qualquer que ela seja, é ação provocando a reação que lhe corresponde. Conforme a sua natureza, paira na região em que foi emitida ou eleva-se mais, ou menos, recebendo a resposta imediata ou remota, segundo as finalidades a que se destina.”
É assim que a oração, recebendo o fluxo divino e o auxílio direto dos espíritos que a ela se vinculam, conforme nosso desejo e vontade, atua como força medicamentosa na forma de energia salutar que invade as células do organismo físico, provocando modificações moleculares capazes de regenerar órgãos e tecidos, combater bactérias e vírus, sempre com a permissão de Deus e até o limite das provas expiações que ainda nos são necessárias aos aprendizados que nos competem diante da vida.
Oremos sempre, como um ato de caridade que traduz em ação eficaz pela cura de uma enfermidade, o “amai-vos uns aos outros”, ensinando e exemplificado pelo Mestre Jesus.

Marcos de Mario

Fonte: Jornal Espiritismo Estudado – julho/2012


quarta-feira, 4 de maio de 2016

Conhecendo mais sobre a vida no mundo espiritual - TRANSPORTE NO MUNDO ESPIRITUAL

Aerobus

Em quase todas as publicações que tratam da vida no Mundo Espiritual, temos referências a veículos utilizados na locomoção de Espíritos, principalmente daqueles espíritos que, ainda, não possuem a capacidade de volição desenvolvida.

Nem sempre os espíritos conseguem transpor os limites vibratórios do mundo físico de forma natural, usando a volitação. Muitas vezes, o peso da matéria e a densidade das vibrações, muito materiais, levam os desencarnados mais esclarecidos e experientes a se utilizarem de comboios, que são veículos construídos com matéria extrafisica, sutil. Com essas naves pode-se transportar uma quantidade maior de espíritos, sem, o gasto excessivo de energia mental dos responsáveis para promover a volitação.  Alias, poucos conseguem volitar, devido ao apego à matéria

O ódio em demasia faz pesar o corpo espiritual; assim a inveja, o ciúme, a maledicência, o orgulho e o egoísmo, de modo que a volitação fica difícil para essas entidades, e os seus corpos ficam chumbados ao solo terreno.

Muitos se admiram das afirmações dos repórteres do Espaço a respeito dos variados meios de transporte utilizados nas Cidades Espirituais.
Enfim, quanto aos tipos de transporte no Mundo Espiritual, temos veículos com as mais variadas características. São eles utilizados para as mais diversas finalidades no cotidiano dos Espíritos errantes: em passeios, no auxílio a necessitados, para competições esportivas, nas excursões de estudos em outros mundos etc.
Encontramos Espíritos angélicos que escondem sua própria iluminação, para ajudar aos que se encontram nas sombras, transportando-os das regiões inferiores para as Casas de reajustamento espiritual. Em determinados casos, usam meios de locomoção primitiva. Igualmente existem aparelhos eletros-magnéticos, no mundo dos Espíritos, que também são usados para esses trabalhos,

Na Colônia “Nosso Lar”, escrito em 1943, já André Luiz explicava sobre a utilização do aerobus como veículo dentro da colônia, e também nos espaços externos para outros locais, e mesmo no umbral, sendo que ele viveu esta experiência em 1930.

 Planta do Nosso Lar



No mapa acima se observa as construções principais, que são o Prédio da Governadoria ao centro, e os seis (6) Ministérios; sendo que os Ministérios de Regeneração, Auxílio, Comunicação e Esclarecimento estão ligados às atividades da esfera terrestre e os Ministérios de União Divina e Elevação estão ligados ás Hierarquias Planetárias Superiores.
Da Governadoria, este Aerobus vai parando, de 3 em 3 km, na velocidade de 30 km/h e leva 40 minutos até o Parque das Águas.
Voltando ao aerobus, a descrição que nos chega é de um carro suspenso do solo a uma altura de cinco metros, do tipo funicular, em que o sistema de tração é por meio de cabos, como os teleféricos. Constituído de material muito flexível, é bem grande e parece ligado a fios invisíveis. Muito veloz, constituía-se o meio de locomoção mais usado na colônia “Nosso Lar”.
A grande diferença entre o aerobus do mundo espiritual e os que utilizados no mundo material, é o combustível. Do lado de lá, quem o move é o fluido vital, que faz parte da energia cósmica que permeia todo o Universo.
Os Espíritos superiores usam a força do pensamento, também, para se deslocarem de um lugar para o outro e sua força mental é tão grande que levam consigo outros Espíritos que não dispõem dessa capacidade.

Podemos dizer que o sistema de locomoção do Mundo Espiritual é o teletransporte que consiste em se viajar pelo Espaço apenas pensando no lugar aonde deseja ir ou na pessoa que deseja ver.Literalmente, Volição ou Volitação é capacidade que tem um espírito, sob certas condições e de acordo com o seu grau evolutivo de poder transportar-se, elevar-se do solo e deslocar-se numa espécie de voo, do que se depreende a volitação ou volição (pois depende da vontade). Sob essas circunstâncias o espírito se transporta para onde quiser ou lhe for determinado, sob a ação e impulso da própria inteligência.

A volitação depende de determinados processos interiores, Em violetas na Janela, Patrícia passou por um curso que tinha cinco fases, cada fase com um instrutor;como já havia aprendido algo com a avó, passou de inicio para a turma da terceira fase.

Volitar – disse vovó de Patrícia,como se tivesse decorado – é esvoaçar, volatear, locomover-se pelo ar pelo ato da vontade.  Volitar é como aprender encarnada a andar, a pedalar uma bicicleta, ou nadar, depois que aprende a dominar, faz automaticamente.

A volitação depende, fundamentalmente, da força mental armazenada pela inteligência; importa, contudo, considerar que os vôos altíssimos da alma só se fazem possíveis quando à intelectualidade elevada se alia o amor sublime. Há Espíritos perversos com vigorosa capacidade volitiva,

A volitação pode ser feita de vários modos: devagar, rápido, rapidíssimo, na vertical e na horizontal.  Devagar é como se andasse, só que acima do chão. Rápido, quando há pressa; rapidíssimo, é como se fosse desmaterializar para se materializar em outro lugar.  Na vertical, é usada para locomoção rápida. Na horizontal, quando se quer apreciar a paisagem.

Essa velocidade tem variações infinitas, de acordo com a evolução da alma. Existem determinados Espíritos tão materializados, que os seus meios de locomoção são os mesmos dos homens e, por vezes bem piores, manejam certas forças da Natureza, mas sem característicos de sublimação no sentimento, o que lhes impede grandes ascensões;bem corno há entidades altamente evoluídas, que viajam grandes distâncias com a velocidade do pensamento

O tema em questão não passou despercebido na codificação da Doutrina Espírita. Sobre o sistema de locomoção, Allan Kardec diz: Enquanto nos arrastamos penosamente pela terra o nosso corpo pesado e material, como o calceta as suas correntes, o dos Espíritos, vaporoso e etéreo, transporta-se, sem fadiga, de um lugar para o outro, rasga o espaço com a velocidade do pensamento e tudo penetra sem encontrar qualquer obstáculo material. (Revista Espírita, de Allan Kardec, n° 4 de abril de 1859)

O pensamento é uma propriedade elástica do Espírito e seus poderes ultrapassam as pálidas deduções dos homens. Dependendo de quem pensa, podem os pensamentos, emitidos em determinados lugares, trazer de volta à mente as imagens e as impressões do ambiente que se deseja e deste modo ficar sabendo o que se passa.





Fontes: Web <> Livros: Aruanda - A Faxina - Violetas na Janela




terça-feira, 3 de maio de 2016

Conhecendo mais sobre a vida no mundo espiritual - Sobre o Auxílio no Desencarne

 Sobre o Auxílio no Desencarne



O que os Espíritos dizem sobre a ajuda espiritual, na hora do desencarne? O Livro dos Espíritos trata deste tema no item Separação da Alma e do Corpo. Também André Luiz, em Obreiros da Vida Eterna, nos fala sobre o auxílio dos Espíritos no desencarne.

ANDRÉ LUIZ, EM OBREIROS DA VIDA ETERNA:

SOBRE A APARENTE MELHORA ANTES DO DESENCARNE
"É comum ouvir narrativas de pessoas que apresentam aparente melhora, no dia do desencarne, ou na véspera.
Os espíritos providenciam temporária melhora para o agonizante, a fim de sossegar a mente aflita daqueles que o amam. As correntes de força, exteriorizadas por aqueles que não querem o desencarne do ser amado, infundem vida aparente aos centros de energia vital, já em adiantado processo de desintegração".

SOBRE O CHORO E A INCONFORMIDADE DIANTE DA MORTE
"O choro e os cuidados dos que velam os moribundos emitem forças de retenção amorosa capazes de prendê-lo em vasto emaranhado de fios cinzentos, dando a impressão de peixe encarcerado em rede caprichosa. A melhora fictícia do doente tem por finalidade tranquilizar os parentes aflitos."

SOBRE O TRABALHO ESPIRITUAL NA AJUDA AO DESENCARNE
"Através dos passes, os Espíritos de Luz desfazem os fios magnéticos que se entrecruzam sobre o corpo abatido dos enfermos, para possibilitar o seu desprendimento do corpo físico, tecendo uma rede fluídica de defesa, para que as vibrações mentais inferiores sejam absorvidas."

SOBRE O AUXÍLIO ESPIRITUAL NA PREPARAÇÃO PARA O DESENCARNE
"Os que se aproximam da desencarnação, nas moléstias prolongadas, comumente se ausentam do corpo, em ação quase mecânica.
Os familiares terrestres, por sua vez, cansados de vigílias, tudo fazem para rodear os enfermos de silêncio e cuidado. Desse modo, não é difícil para os Espíritos de Luz afastá-los, para realizar o trabalho de preparação para o desencarne."

SOBRE O TRABALHO ESPIRITUAL NA SEPARAÇÃO DO CORPO
"Há três regiões orgânicas fundamentais, que demandam extremo cuidado nos serviços de liberação da alma:
O centro vegetativo, ligado ao ventre, como sede das manifestações fisiológicas;
O centro emocional, zona dos sentimentos e desejos, sediado no torax;
O centro mental, mais importante por excelência, situado no cérebro.
Através dos passes, os Espíritos de Luz desfazem os fios magnéticos que se entrecruzam sobre o corpo abatido dos enfermos, para possibilitar o seu desprendimento do corpo físico, tecendo uma rede fluídica de defesa, para que as vibrações mentais inferiores sejam absorvidas."
André Luiz, em Obreiros da Vida Eterna.


segunda-feira, 2 de maio de 2016

FLUIDOS DO PENSAMENTO, MIASMAS E LARVAS ASTRAIS



Nossos pensamentos são também fluidos que emanamos pela força mental que vezes carregam nossas emoções e assim, lançadas no espaço acabam criando as chamadas formas pensamento.
As formas pensamento por nós emitidas são capazes de alcançar pessoas, lugares, animais; costumamos ouvir que as preces emitem energia de amparo e amor a quem se destina e é acertada a afirmação.
Pois há uma ligação formada pelo pensamento e a pessoa a que se destina, de forma consciente.
Quando, por pensamento desejamos que alguém se saia bem em suas atividades (entrevistas, novo emprego, desejos de melhora e saúde, e refazimento,etc) estamos sim emanando energias que se tranformam em formas pensamento(com um emissor e um receptor).
Se o pensamento for negativo o mesmo ocorre e também formam e enviam ao receptor as formas pensamentos do emissor (inveja, raiva, preconceitos,etc) sendo muito comum observarmos que muitos chamam de "mau olhado" o efeito das formas pensamentos criadas.
Observa-se que estas formas pensamentos são além de energias, energias plásticas; pois quando geradas se plastificam em formatos (formas) variados e correspondentes ao tipo de pensamento emanado.
Se forem positivas de fato sentimos suas boas vibrações independente do fator tempo/espaço; se são negativas percebemos ou captamos as vibrações da mesma maneira e podemos percebe-las (já se sentiu mal estando ao lado de alguma pessoa ou lugar? ou quando comenta sobre determinados assuntos?)
Todas essas sensações se dão de acordo com a energia que se emana, reflita aqui, neste ponto sobre sí mesmo, seus pensamentos e o que emana, pois o que emana também atrai na faixa das sintonias. Assim
Formas pensamento ou fluidos (escreve-se  e lê-se fluido e não fluído) partem do pensamento e plastificando-se se tornam miasmas, estes de acordo sempre com a fonte (boa ou não).
Miasmas podem afetar nossa psicosfera (ou aura) por ser uma emanação eletromagnética, capaz de alterar nosso padrão psíquico, nosso estado emocional e físico do momento.
Se estes miasmas forem miasmas deletérios (fluidos negativos) a energia poderá, de acordo com o estado em que nos encontramos, nos acercar e perturbar. Influenciando-nos aos maus pensamentos e atingindo não somente a nós como ao ambiente, carregando-o de negatividade.
Para que tal cenário não aconteça devemos estar conscientes de nossos próprios pensamentos e equilibrados com energias boas (nossos bons atos, bons pensamentos, orações servem de bloqueio para as más energias pois vibram em outra faixa, nos distanciando dos efeitos das faixas vibracionais mais baixas ou densas)
O Evangelho no Lar, feito constantemente acaba gerando um bloqueio das formas pensamentos emitidas por outros quando nocivas; por questão de afinidade são formadas barreiras de proteção, em que nossos amigos espirituais nos auxiliam a criar para nosso próprio bem.
Outra possibilidade existente é a formação das chamadas larvas astrais. Neste caso a viciação do pensamento negativo (não um simples pensamento negativo, mas um pensamento negativo constante alimentado) é capaz de criá-las. Daí os efeitos são mais nocivos, quem se interessar poderá encontrar material na internet.
Escolhi um para o post para exemplificar, a partir da transcrição do livro psicografado por Chico Xavier pelo espírito André Luiz, postado no fórum espirita.net:
Para entender como surgem as larvas astrais vamos continuar com o que diz o instrutor Alexandre a André Luiz, no capítulo 4 do livro Missionários da Luz: "Você não ignora que, no círculo das enfermidades terrestres, cada espécie de micróbio tem o seu ambiente preferido. ... Acredita você que semelhantes formações microscópicas se circunscrevem à carne transitória? Não sabe que o macrocosmo está repleto de surpresas em suas formas variadas? No campo infinitesimal, as revelações obedecem à mesma ordem surpreendente. André, meu amigo, as doenças psíquicas são muito mais deploráveis. A patogênese da alma está dividida em quadros dolorosos. A cólera, a intemperança, os desvarios do sexo, as viciações de vários matizes, formam criações inferiores que afetam profundamente a vida íntima. Quase sempre o corpo doente assinala a mente enfermiça. A organização fisiológica, segundo conhecemos no campo das cogitações terrestres, não vai além do vaso de barro, dentro do molde preexistente do corpo espiritual. Atingido o molde em sua estrutura pelos golpes das vibrações inferiores, o vaso refletirá imediatamente."
Ainda no mesmo capítulo, Alexandre continua: "Primeiramente a semeadura, depois a colheita; ... Não tenha dúvida. Nas moléstias da alma, como nas enfermidades do corpo físico, antes da afecção existe o ambiente. As ações produzem efeitos, os sentimentos geram criações, os pensamentos dão origem a formas e conseqüências de infinitas expressões. E, em virtude de cada Espírito representar um universo por si, cada um de nós é responsável pela emissão das forças que lança em circulação nas coerentes da vida. A cólera, a desesperação, o ódio e o vício oferecem campo a perigosos germens psíquicos na esfera da alma. E, qual acontece no terreno das enfermidades do corpo, o contágio aqui é fato consumado, desde que a imprevidência ou a necessidade de luta estabeleça ambiente propício, entre companheiros do mesmo nível. ... Cada viciação particular da personalidade produz as formas sombrias que lhe são consequentes, e estas, como as plantas inferiores que se alastram no solo, por relaxamento do responsável, são extensivas às regiões próximas, onde não prevalece o espírito de vigilância e defesa."
Como vemos, as larvas astrais surgem dos excessos e desequilíbrios físicos, emocionais e espirituais de toda sorte, pela repetição contínua de uma mesma conduta, física e/ ou mental, o que causa o acúmulo de energias mais densas em determinadas regiões do organismo, as quais se organizam na forma de colônias de microorganismos astrais.
As consequências são as mais variadas, podendo ir desde problemas físicos, graves ou não, até perturbações espirituais que, se não combatidas a tempo, podem se transformar em sérios distúrbios psíquicos, acarretando sérias complicações para o encarnado, nesta vida e nas próximas. Larvas astrais são bastante "aderentes" e se multiplicam com muita facilidade, bastando, para isso, que se lhes ofereçam as mínimas condições mentais e energéticas.
Dependendo da extensão do problema, serão necessárias muitas aplicações energéticas para limpeza, desinfecção e re-harmonização da região afetada, o que pode exigir a atuação de vários aplicadores, em várias sessões, para que estas colônias sejam enfraquecidas e não possam mais se expandir, vindo a desaparecer. Mas, como em qualquer tratamento físico, a colaboração do "paciente" é imprescindível, uma vez que estas larvas são criadas e alimentadas pelas energias geradas pelos seus próprios pensamentos e sentimentos. Assim, além das aplicações energéticas, é necessário que se oriente e conscientize a pessoa sobre como e porque mudar os seus hábitos mentais e as suas atitudes, garantindo que ela mesma não mais oferecerá condições para que estas larvas se instalem e espalhem.

Se larvas astrais são criações mentais, geradas a partir de pensamentos e sentimentos desequilibrados, a prevenção se faz, também aqui, pelo equilíbrio e o controle do que pensamos e sentimos. Não há outro meio. Como já dito muitas vezes, sintonia é a "alma" do universo. Tudo funciona segundo as suas leis e só viveremos com aquilo que nós mesmos criarmos ou atrairmos a partir do que geramos dentro de nós.

domingo, 1 de maio de 2016

Desobsessão



As influências espirituais negativas sobre as pessoas têm sido relatadas em inúmeras culturas, povos e sociedades. Cada grupamento social, dependendo das crenças que professa, aborda o problema de modo particular. Existem, portanto, inúmeras formas de se tratar da questão. Há exorcismos, rituais de purificação, sacrifícios, tratamentos variados, muitos dos quais eivados de temores, preconceitos, ignorância e ações desnecessárias quando não prejudiciais.

Uma das mais notáveis contribuições da Doutrina Espírita diz respeito ao tratamento dos fenômenos obsessivos. Com abordagem única, o Espiritismo traz ferramentas aprimoradas à correta solução das ocorrências, desde a obsessão simples até os desafiadores casos de subjugação, ou os mais difíceis, os de fascinação, em que o discernimento e a lucidez encontram-se comprometidos.
O Espiritismo inaugurou uma nova era na abordagem dos fenômenos mediúnicos, dentre os quais a obsessão, e foi além, ao propor uma terapêutica especializada que vem sendo implementada com excelentes resultados, porque fruto de observação, estudo, orientações seguras do mundo espiritual superior e experiências bem-sucedidas.
Muitas são as tradições e escolas espiritualistas que, de uma forma ou de outra, tratam dos fenômenos mediúnicos e obsessivos, e todas dignas do máximo respeito, mas, a nosso ver, nenhuma oferece tantos instrumentos para a adequada solução das perturbações obsessivas nem traz tanta compreensão quanto aos procedimentos preventivos e terapêuticos em tais casos.
A bibliografia espírita é rica fonte de ensinamentos no que diz respeito à desobsessão, com livros notáveis, como os dos espíritos André Luiz e Manoel Philomeno de Miranda. Nessas obras explica-se minuciosamente a complexidade dos fenômenos obsessivos, os procedimentos diagnósticos feitos pelos instrutores espirituais e os esforços que empreendem no atendimento aos enfermos dos dois lados da vida – encarnados e desencarnados – todos igualmente necessitados de atenção, cuidado e ajuda.
Quando a obsessão se estabelece, principalmente a de caráter mais grave, a terapia desobsessiva oferecida pelo centro espírita revela-se de especial importância. Nos núcleos espíritas bem estruturados há equipes especializadas no mister desobsessivo, compostas por médiuns que se prestam às manifestações dos irmãos desencarnados perturbados, outros médiuns de apoio e orientadores, além das equipes de desencarnados aptas a realizarem as tarefas mais difíceis e elaboradas, muitas delas na grandeza do anonimato e motivadas pela genuína compaixão e pelo amor fraterno.
Não é demais enfatizar que a equipe de trabalhadores da desobsessão jamais deve interferir em outros tratamentos a que o paciente esteja se submetendo, sejam médicos ou psicológicos. A desobsessão, quando conta com a colaboração efetiva do paciente – o que é sempre desejável, mas nem sempre possível num primeiro momento – pode ajudar, e muito, na melhora de diversos sintomas, até mesmo físicos, obviamente aqueles oriundos da ação perturbadora do desencarnado.
Para se participar de serviços mediúnicos de desobsessão é necessário possuir vários atributos, frutos do esforço próprio, os quais são imprescindíveis ao bom resultado nos labores dessa natureza. Disciplina, paciência, perseverança, abnegação, respeito pelo sofrimento alheio, conhecimento doutrinário, segurança mediúnica e boa vontade são alguns dos pré-requisitos ao bom funcionamento da equipe devotada à sublime e delicada tarefa da desobsessão.
As orientações espíritas por via mediúnica a respeito do assunto ressaltam a importância de se tratar o desencarnado, atualmente no papel de obsessor, com o mesmo cuidado e atenção dedicados ao encarnado – o obsidiado, sem vitimizar ninguém nem emitir qualquer juízo de valor quanto à conduta alheia. O esclarecimento fraterno, a sugestão de renovação interior e, sobretudo, a irradiação do amor, são valiosos medicamentos às almas em sofrimento nos dois planos da existência.
O Espiritismo, ao revelar as leis naturais que regem o destino humano, enfatiza que só se colhe o que se haja semeado, e que qualquer processo obsessivo atual (exceto os casos de provação a que se está sujeito na Terra) tem suas raízes no passado reencarnatório do obsidiado, motivo pelo qual a transformação moral deste é fator essencial para que haja possibilidade de cura da obsessão. Nos casos mais difíceis e prolongados, a paciência, a perseverança no bem e a resignação constituem recursos protetores que asseguram o bom termo do caminho desobsessivo. Nesse sentido a Doutrina Espírita oferece rico material para estudo e reflexão, necessários ao autoconhecimento e consequente autotransformação – único caminho que conduz à definitiva e verdadeira libertação.

Importante ressaltar que, da mesma forma que as imperfeições e dívidas cármicas da criatura permitem e promovem a sintonia com os adversários desencarnados que passam a persegui-la e perturbá-la, as virtudes conquistadas e cultivadas constituem a fortaleza interior inexpugnável, refúgio e proteção que todos possuem, desde que passem a viver em harmonia com as leis divinas e reparem os erros passados pela prática incessante do bem. Desse modo, a verdadeira e definitiva desobsessão, em essência, é uma autodesobsessão, um processo de autocura. Até que se alcance esse nível de plena liberdade, o serviço fraternal de desobsessão continua sendo abençoado recurso que reflete a misericórdia divina personificada nos trabalhadores do bem presentes nos dois planos da vida.