sexta-feira, 16 de agosto de 2013

16/08 Dia de Obaluaiê /Omolu



16/08 Dia de São Roque


Hoje comemoramos o dia de São Roque, nascido no começo do século XIV, em Montpellier na França. Roque ficou órfão de pai e mãe muito jovem e resolveu distribuir todos os seus bens aos pobres, deixando uma pequena parte confiada ao tio, partindo em peregrinação para Roma. No decorrer da viagem em Acquapendente encontrou vários necessitados e ofereceu-se como voluntário na assistência dos doentes no local de tratamento, onde operou as primeiras curas milagrosas. Onde surgia um foco de peste, lá estava Roque ajudando, pela sua corajosa e ativa caridade.
Após muitos anos da cidade Eterna, ele retornou a Roma. Voltou Península acima passando por Ramini, Novara e Placência, sendo que nesta última foi contagiado pela peste, aparecendo-lhe em uma perna, impedindo-o de prosseguir em sua obra de assistência aos atingidos pelo mesmo mal, e para não contaminar ninguém isolou-se na floresta. Sempre vemos São Roque representado em trajes de peregrino com um cachorro que está a seu lado no ato de lhe dar um pão. Esta gravura é inspirada no tempo de sua vida, quando atingido pela peste e fugindo para uma cabana, teria morrido de fome se um cachorro sem dono não lhe houvesse trazido diariamente um pão e se da terra não tivesse nascido uma fonte de água para lhe matar a sede. Assim ele foi descoberto.
Ao chegar em Montpellier, foi preso e levado diante do governador, que era seu tio, mas não o reconheceu, tendo sido confundido com um espião; jogado numa prisão, ficou aí desfalecendo por aproximadamente cinco anos, até que a morte o colheu abandonado e esquecido por todos. Alguns biógrafos dizem que segundo tradição, sua avó o teria reconhecido pela mancha que trazia no peito em forma de cruz..
São Roque que mesmo atribulados e cheios de cansaço por cada dia de trabalho, nessa procura continua do pão de cada dia, possamos agradecer todos os dias as bênçãos de Deus e seu amor para conosco. São Roque, rogai por nós.

Oração à São Roque

Glorioso São Roque, alcançai-nos de Cristo Nosso Senhor as graças que nos são necessárias para vivermos dignamente a vida cristã.
Aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade.
Seguindo o Vosso Exemplo queremos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como Cristo nos mandou.
Queremos ajudar aos pobres, aos doentes, aos necessitados de toda a espécie, como vós mesmo o fizestes.
E que um dia, na glória do céu, nós possamos, convosco, gozar da vida eterna. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário