terça-feira, 11 de novembro de 2014

A pemba



A pemba é um giz branco usado nos rituais mágicos pelas entidades para traçar sinais cabalísticos que movimentam energias e uma certa classe de espíritos, os elementares.
A Pemba, de origem africana, é um instrumento Ritualístico de alto significado. É normalmente utilizada para riscar pontos pelas Entidades e pelo médium, visando estabelecer Contatos vibratórios com as esferas espirituais.
A Pemba praticamente é usada em quase todos os Rituais de Umbanda.
Por carregar o axé, a Pemba é saudada como um Divino instrumento, dedicando-se até pontos cantados e reverências específicas.
O fundamento místico de sua utilização está Relacionado à pedra. Seu uso estabelece relação entre o universo da Forma e o espiritual ou etérico. A pedra encerra os quatro elementos naturais e suas Manifestações. Assume aspecto neutro e, devido a isso, significa Lei e Justiça.

A LEI DA PEMBA:

É a grafia dos Orixás, ela é cósmica. Tais sinais identificam as ordens diretas das entidades espirituais bem como a linha em que pertencem. Os sinais se identificam com um som específico no qual pode ser traduzido como um MANTRA. O termo SARAVÁ por exemplo que é tão ridicularizado pelos que atacam a Umbanda, é um desses mantras:

SA= Força, Senhor.
RA= Reinar, movimento.
VÀ= Natureza, energia.

SARAVÁ, significa então, força que movimenta a natureza. Esse termo quando pronunciado, movimenta estruturas energéticas que usam o campo cósmico para se expandirem vibracionalmente, movendo em si energias. Aliás, as palavras possuem esse poder. Uma simples palavra é capaz de tirar o humor como provocar um riso de uma pessoa.

A LEI DA PEMBA É DIVIDIDA:

SISTEMA MNEMÔNICO:

Esses sistema consiste em sinais destinados a ativar a memória. Exemplo: Estrela, círculo, nos lembra coisas celestes.

SISTEMA IDEOGRÁFICO:

Consiste em sinais que representam uma ideia, como a cruz, que nos leva a caminhos cruzados, céu e terra, sacrifício, Jesus na cruz.

SISTEMA FONÉTICO:

Abrange sinais representativos de determinados sons, inclusive da própria natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário