quarta-feira, 16 de agosto de 2017

16/08 - DIA DE OBALUAÊ


Obaluaê é Orixá ligado à evolução dos seres na Umbanda.
Representa e irradia a vibração divina que promove a evolução contínua de todos os seres.
Obaluayê (ou obaluaê) quer dizer “Rei e Senhor da terra”. Sua veste é simbolizada com a palha e esconde os mistérios da vida e da morte para muitos segmentos religiosos. Está relacionado à terra quente e seca, como o calor do fogo e do Sol.
Obaluayê irradia o tempo todo sagradas energias que nos fazem dar um passo à frente, inclusive transmutando ou modificando de forma positiva todo e qualquer sentimento, pensamento ou energia contrária à nossa evolução.
Essa atuação se dá por meio da luz violeta, essencialmente transmutadora, a frequência mais alta de todas as cores do arco-íris.
Muito associam Obaluayê apenas à ideia do Orixá Curador, ‘o Médico Sagrado da Umbanda’, que Ele realmente é. Mas Obaluayê representa mais que isto.
Ele é o senhor das passagens de um plano para outro, de uma dimensão para outra, de um estado ou condição para outra, e mesmo do espírito para a carne e vice-versa.
Atua diretamente no processo reencarnatório, cuidando da evolução dos seres por meio da irradiação energética e espiritual da transmutação e evolução.
E que fique claro: transmutar significa transformar o negativo em positivo. Evolução é uma consequência disso, ou seja, transmutando, evoluímos!
Obaluayê nos dá sustentação energética e divina para que alcancemos o próximo passo do caminho evolutivo.
Ele nos encaminha para dar um passo à frente e deixar para trás o que não serve mais para a nossa vida, despertando em nosso íntimo o desapego, a perseverança, a humildade, a paciência e a sabedoria adquirida com a experiência.
Relações
Irradiação: Transmutação e Evolução
Campo de atuação: Transformação e Evolução dos seres
Elementos: Terra e Água
Cores: Branco, Preto e Amarelo
Data comemorativa: 16 de agosto
Dia da semana: Segunda-feira
Sincretismo: São Roque (também com São Lázaro, celebrado em 17/12)


Nenhum comentário:

Postar um comentário