terça-feira, 13 de setembro de 2011

OXUM A ORIXÁ DO AMOR



A Orixá a ser comentada nesta pequena série de estudos sobre os Orixás que integram a Religião de Umbanda é Oxum.

Oxum é a Orixá das águas doces, do amor, do ouro, da fertilidade. Oxum representa a vida, a geração.

Oxum é sincretizada com Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição. O motivo é muito claro. Nossa Senhora é tida como a mãe de todos e em especial de Jesus. Ela deu origem a sagrada vida. Tais atributos são muito semelhantes à Orixá Oxum. Por essa razão, a imagem de Nossa Senhora foi adotada na Umbanda para representar essa Orixá.

Coincidência ou não, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em um rio, justamente nos domínios da Orixá Oxum.

Entretanto, como é bom lembrar, Oxum é um Orixá que teve seu culto originado no continente africano, mais especificamente no Reino de Oyó, região onde hoje é a Nigéria. Em 1991 foi fundado no sudeste da Nigéria um Estado chamado de Osun (Oxum). Cortado pelas águas do mitológico Rio Osun, o Estado homenageia essa Orixá. 

O culto a Oxum chegou ao Brasil através dos negros escravos, sendo posteriormente adotada como Orixá na Umbanda.

Oxum simboliza o amor, que nada mais é do que uma manifestação divina. Oxum é a Orixá da beleza, tida como uma Orixá vaidosa. Oxum é a Orixá do Ouro, da riqueza! Orixá da água doce, rege as cachoeiras, cascatas, rios, lagos, fontes, etc.  

Assim como água lembra vida, Oxum é a Orixá da fertilidade, da geração, da concepção, enfim, da Vida em si.    

Na Umbanda, as cores dessa Orixá são o lilás e/ou azul claro. No Candomblé e em algumas Umbandas cruzadas (misturadas com candomblé) usa-se o amarelo ouro. 

Seu dia da semana é o Sábado. Seu dia do ano, devido o sincretismo, é comemorado no dia 12 de outubro ou 08 de dezembro.

O símbolo de Oxum é o coração e as águas. (A título de curiosidade, no candomblé o símbolo de Oxum é um leque dourado com um espelho no centro, chamado de Abebê).

Sua saudação é "Ai iê ieo Oxum" e " Ora iê iêo!"

Da Linha de Oxum originam inúmeras falanges de caboclos e caboclas, pretos velhos, baianos, Exus e Pombagiras. 

*Um adendo importante deve ser feito. É muito comum ver irmãos da Religião confundindo Oxum com Oxumarê! Não pode! Apesar da letra de alguns pontos de Oxum mencionarem Oxumarê, é bom esclarecer que Oxum e Oxumarê são Orixás completamente distintos, sem qualquer relação entre eles. Oxumarê é um Orixá que tem uma origem diversa da de Oxum. É um Orixá que hora é homem, hora é mulher e possuiu como símbolos a serpente e o arco-íris.
Na maioria dos Terreiros de Umbanda, incluindo o nosso, não se trabalha com o Orixá Oxumarê, sendo mais comum vê-lo em terreiros de Candomblé.  Desconhecemos filhos de Oxumarê na Umbanda, assim como qualquer manifestação à ele relativo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário