sexta-feira, 22 de maio de 2015

Estudo: Dores da Alma - IRRESPONSABILIDADE

Livro : "As dores da alma"
AS DORES DA ALMA
(HAMMED / FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO NETO)






3 - IRRESPONSABILIDADE

- Vivemos constantemente colocando nossas necessidades em segundo plano e, ao mesmo tempo, nos esquecemos de que a maior de todas as responsabilidades é aquela que temos para com nós mesmos

- Os acontecimentos exteriores de nossa vida são o resultado direto de nossas atitudes internas. A princípio, podemos relutar para assimilar e entender esse conceito, porque é melhor continuarmos a acreditar que somos vítimas indefesas de forças que não estão sob nosso controle.

- Nossa existência se faz através de um processo interminável de escolhas sucessivas.

- O amadurecimento do ser humano inicia-se quando cessam suas acusações ao mundo, entretanto, há indivíduos que se julgam perseguidos por um destino cruel e censuram tudo e todos, menos eles mesmos, recusando a responsabilidade por suas desventuras, atribuindo a culpa às circunstâncias e às pessoas.

- Algumas criaturas aprenderam, desde a infância, o senso dos limites com pais amadurecidos e isso as mantem firmes e saudáveis dentro de si mesmas. Outras, porém, não. Limites são o portal dos bons relacionamentos, tendo como objetivo nos tornar firmes e conscientes de nós mesmos, a fim de sermos capazes de nos aproximar dos outros sem sufocá-los ou desrespeitá-los. Visam também a não confiar em nós mesmos.

- Ser responsável é assumir as experiências pessoais, para atingir uma real compreensão dos desenganos. Não existem “vítimas da fatalidade”, pois nós mesmos é que somos os promotores do nosso destino. Somos a causa dos efeitos que ocorrem em nossa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário