terça-feira, 30 de agosto de 2011

IEMANJÁ - A RAINHA DO MAR



Iemanjá é a 3ª Orixá a ser comentada nesta pequena série de estudos sobre os Orixás que integram a Religião de Umbanda.


Iemanjá é a Senhora dos Mares, dos Oceanos e da fecundidade. É tida como mãe de todos, isso porque, a própria ciência confirma que toda a vida existente na terra, teve sua origem nos oceanos.

O nome Iemanjá deriva da palavra Yorubá "Yèyé omo ejá" que significa "Mãe cujos filhos são peixes".  É uma divindade oriunda da nação de Egbé, nação esta Yoruba onde existe o rio Yemojá.


Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição da Praia e com Nossa Senhora dos Navegantes. Entretanto, diversamente do que ocorre com os outros Orixás, a imagem de Iemanjá não está fortemente relacionada a imagem das santas católicas. A Imagem de Iemanjá mais difundida, é a de uma mulher morena vestida com uma manto azul da cor do mar e enfeitada com pérolas e uma coroa com estrela do mar. 
Essa imagem teve origem no Brasil. Conta-se que foi objeto de uma visão de uma médium durante um trabalho de praia, que, ao olhar para o mar teve a benção de ver a mãe sereia andando sobre as águas.

A partir de então, essa imagem passou a ser a mais vendida não só Brasil, como no mundo. Em conseqüência, Iemanjá passou a ser a Orixá mais popular do Brasil, atraindo adeptos não só da Umbanda e do Candomblé, mas também de outras religiões.

É comum ver na noite do dia 31 de dezembro, diversas pessoas de outras religiões jogando flores, perfumes e champanhe ao mar, pedindo proteção e bençãos de Iemanjá para o ano vindouro.  

Iemanjá também é conhecida por:  Mãe d´água, Janaína, Iara, Sereia, Princesa do Mar, Marbô, Inaê, Mucunã, Rainha do Mar, Rainha das Águas, entre tantos outros.

À Iemanjá sempre é pedido proteção, para que leve para as profundezas dos oceanos, toda energia negativa, toda demanda e todo mau espírito. Iemanjá por ser mãe, traz o conforto, a segurança e o amor na vida dos filhos de fé.

As cores de Iemanjá são o azul e o branco.

Seu dia da semana é o Sábado.

Seu dia do ano é o dia 02 de fevereiro (ou 8 de dezembro se sincretizada com N.Sª da Conceição da Praia).

Sua saudação é Odoìyá! Odo (rio) Ìyá (mãe) ou  Odofiaba!

Da linha de Iamanjá originam diversos espíritos, dentre caboclos, baianos, falangeiros e Exus.
São entidades ligadas fortemente com o mar e com a praia.

EU VOU JOGAR FLORES NO MAR, EU VOU JOGAR
EU VOU JOGAR FLORES NO MAR, EU VOU JOGAR

FOI UMA PROMESSA QUE EU FIZ
EU VOU CUMPRIR, VOU PAGAR
VOU JOGAR FLORES NO MAR
PARA SALDAR IEMANJÁ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário