domingo, 29 de setembro de 2013

SÃO MIGUEL ARCANJO

Em hebraico mîkâ'êl significa:"Quem como Deus!"




A veneração a Miguel data dos tempos mais antigos da historia cristã acompanhado de uma extensa tradição e lendas. Juntamente com São Gabriel e São Rafael, São Miguel faz parte do Coro dos Arcanjos.
São Miguel Arcanjo é o grande Príncipe dos exércitos celestiais, o anjo que empunha uma espada de fogo contra as entidades rebeladas contra DEUS. É o Anjo da Proteção, defensor dos filhos de Deus; o anjo do arrependimento e da justiça.

À São Miguel atribuem-se três funções:

1. A de guiar e conduzir as almas ao céu, depois de tê-las pesado na balança da justiça divina;
2. De defender a Fé e os filhos de Deus;
3. De presidir no céu o culto de adoração à Santíssima Trindade e oferecer a Deus as orações dos Santos e dos fiéis.
O primeiro aspecto da crença em São Miguel é a mais difundida nos rituais umbandistas. Está sob sua responsabilidade assistir cada alma na sua jornada final após a morte, até o céu para julgamento, sendo dele o trabalho de introduzir as almas ao plano vibracional de acordo com sua evolução.
A tradição diz que Miguel dá uma ultima chance para todas as pessoas se redimirem antes da morte e, assim, provoca consternação ao demônio e seus seguidores, pois em seus atos passa a autoridade e o auxílio que tem em relação às almas, de salvá-las no último instante da vida e o poder de ir ao purgatório retira-las de lá.
No Ofício deste Santo Arcanjo, no antigo Breviário Romano, São Miguel era chamado Guarda do Paraíso, ao qual o próprio Deus se dirige nos seguintes termos: "Eu te constituí chefe sobre todas as almas a serem admitidas".
E na Missa pelos mortos rezava-se: "Ó Porta-estandarte São Miguel, conduzi-as à luz santa". A crença em São Miguel deriva de que esse Arcanjo ocupa o primeiro lugar na hierarquia Angélica. Arcanjo é o nome dado à categoria angelical que é responsável pela transmissão de mensagens importantes. O prefixo “arca” sugere um anjo-chefe, principal ou poderoso. É como o primeiro-ministro da administração divina do universo, sendo o “administrador angélico” de Deus para o juízo.
A Hierarquia Angelical é composta por 09 (nove) Coros: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídos em três Hierarquias. A ordem tradicional dos Coros Angélicos coloca os “Arcanjos” entre os “Principados” e os “Anjos”.
O Arcanjo Miguel é a demonstração angelical da fé, da proteção e da libertação do mal. Está na Terra desde a sua formação e desde os Planos mais elevados da Espiritualidade presta inestimáveis serviços à humanidade, mantendo incansavelmente a fé em Deus nosso Pai. Todo ato de proteção aos filhos de Deus, São Miguel o faz empunhando sua espada é bradando que a defesa se faz "em nome de Deus", tamanho seu amor por Nosso Criador e sua fé de que nada resiste ao Poder Supremo de Deus. São Miguel é com Deus, age em Seu Nome sempre na batalha contra o mal. Quando um ato de grande e maravilhoso poder precisa ser executado, Miguel é enviado, de modo que sua ação e seu nome façam ficar bem claro que ninguém pode fazer o que Deus faz com seus poderes.
O Príncipe Miguel ouve as súplicas das criaturas que se queixam de suas dores tanto morais, quanto físicas. Bem no início, quando os homens encarnaram aqui, Ele resolveu vir, espontaneamente, e ser o guardião da fé. Acompanhado de Suas Cortes Celestiais desceu à Terra, a fim de atender a todos aqueles que desejassem o seu auxílio.
Seu dia é comemorado em 29 de setembro.

Na Idade Média, São Miguel era padroeiro especial das Ordens de Cavalaria, que defendiam a Cristandade contra o perigo maometano. Marinheiros da Normandia o invocam, com seu padroeiro.

Em 1950, o Papa Pio XII o nomeou padroeiro dos policiais.

Oração à São Miguel Arcanjo

Amado São Miguel Arcanjo,
herói e príncipe dos exércitos celestes,
nosso maior condutor depois do Cristo Jesus,
Dignai-vos a permanecer conosco,
protegendo-nos, incentivando-nos, dando-nos força e ânimo
para prosseguirmos nossa jornada rumo à luz !
Amado São Miguel Arcanjo, padroeiro do Brasil,
incansável lutador na batalha incessante contra o mal,
que o bem triunfe sempre e que o criador o enalteça,
o eleve, o fortaleça e o proteja sempre e mais.
Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário