terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conhecendo mais sobre o Carma.

Conhecendo mais sobre o Carma.
Nosso Estudo terá base com as informações trazidas pelo Espírito Ramatís
FISIOLOGIA DA ALMA - Psicografia de Hercílio Maes

PARTE 4/8


PERGUNTA: — Mas é fora de dúvida que, se nós sofremos limitações impostas pelo determinismo cármico do planeta em que habitamos, o nosso livre arbítrio se torna inútil não é assim?

RAMATIS: — O exercício do vosso livre arbítrio vai muito além do que pensais, porquanto já sois uma vontade espiritual definida, e superior ao próprio orbe que habitais; a diferença principal para com o Carma do planeta está em que deveis assumir a responsabilidade de todos os vossos atos, sejam bons ou maus. O corpo material do planeta Terra representa a vestimenta exterior do seu Anjo Planetário, que em espírito o alimenta desde a intimidade mental e astral. A sua vontade poderosa significa a própria Lei atuando em harmonia com o Carma dos demais planetas do sistema e agindo de comum acordo com o Anjo Constelatório, que é o responsável pelo progresso de toda a constelação solar.
Aquilo que considerais um determinismo implacável, a tolher O vosso livre arbítrio, é apenas o equipo de leis que emanam do espírito planetário do orbe terráqueo e lhe regulam tanto o ajuste planetário como o crescimento harmonioso de sua humanidade. Quando vos ajustardes a essas leis evolutivas e só souberdes operar em vosso benefício espiritual, sem entrardes em conflito com a coletividade, ser-vos-á facultado, o exercício do livre arbítrio de modo ilimitado. Por enquanto, o homem terrícola não pode usufruir o direito de exercer a sua vontade absoluta, pois até nas suas relações genésicas ainda se mostra inferior aos próprios animais, que as respeitam e praticam só em épocas adequadas e exclusivamente com a finalidade de procriar.
Em face do extremo egoísmo, cupidez e crueldade do atual cidadão terreno, a vossa vida seria de contínua desordem e conflito, se os poderes humanos pudessem gozar impunemente do seu livre arbítrio!

PERGUNTA: — Uma vez que é a nossa irresponsabilidade que nos reduz o uso do livre arbítrio, como poderíamos exercê-lo de modo mais amplo?

RAMATIS: — É Jesus quem melhor responde a essa vossa indagação, quando estabelece a regra: “Procurai a Verdade e a Verdade vos libertará”. Quando ele nos advertiu de que o seu reino não era do mundo material de César, mas sim o reino do espírito eterno, também induziu-nos a crer que o livre arbítrio humano aumenta à medida que o homem se liberta da escravidão das formas e vive mais devotado ao mundo espiritual, onde a sua vontade angelizada pode-se exercer de modo ilimitado.
O determinismo cármico da Terra, limitado pelo determinismo cármico de sua constelação solar, reduz também o livre arbítrio e a plena ação da vontade humana; o mundo material, com sua substância letárgica, significa o ergástulo que aprisiona o espírito, cuja natureza essencial é a de liberdade no Além. Em conseqüência, esse livre arbítrio — ou essa vontade a que vos referis — só pode ser exercido mais amplamente desde que também vos liberteis cada vez mais da substância material que compõe e limita o corpo exterior do planeta.
A medida que mais vos integrardes ao Cristo planetário, que é o espírito excelso que nutre o vosso orbe, sem dúvida também crescerá o vosso livre arbítrio em relação aos demais seres pois, angelizando-vos, também sereis mais conscientes da Verdade Eterna. A fim de que despertem a consciência de sua individualidade espiritual, Deus lança as almas virgens na corrente da evolução planetária dos mundos físicos. Então, curtindo as lições da vida humana e sofrendo as injunções da própria morada material, elas terminam consolidando as suas linhas demarcativas de “ser” e “existir” no seio da própria Consciência Cósmica.

O Carma da Terra impõe-vos um determinismo resultante de suas próprias modificações cármicas decorrentes dos demais orbes do sistema solar. Então ficais também sujeitos às movimentações e às alterações cármicas terráqueas, e os vossos ideais, projetos e interesses individuais só podem ser realizados ou satisfeitos até onde não colidam com os proveitos da coletividade. A Lei Cármica, pois, na sua função de ativar o progresso do Cosmo, tanto regula e limita o movimento do indivíduo para harmonizá-lo com a sua comunidade, como também ajusta os movimentos desta de acordo com as modificações e a estabilidade do próprio campo planetário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário