segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Conhecendo mais sobre o Carma.

Nosso Estudo terá base com as informações trazidas pelo Espírito Ramatís
FISIOLOGIA DA ALMA - Psicografia de Hercílio Maes

PARTE 8/8

PERGUNTA: — Rogamo-vos nos deis algum exemplo que nos esclareça o que é a liberação antecipada do espírito desligando-se do Carma da Terra. Podeis fazê-lo?

RAMATIS: — No estado em que se encontra atualmente o vosso orbe, tendes que sofrer os efeitos de suas condições de vida planetária, como função de um planeta de grau primário. Em conseqüência, não podeis viver nele um padrão de vida completamente venturoso, porque ainda é um mundo a caminho do aperfeiçoamento e bastante contraditório em seu clima e estabilidade. Aí sofreis o frio excessivo ou o calor extremo; enfrentais todos os tipos de intempéries, instabilidades climáticas e desequilíbrios geológicos. Os recursos da ciência e da inteligência terrícola, já bastante desenvolvidos, só podem proteger-vos até certo ponto. E mesmo a posse da fortuna não impede que o meio, ainda primitivo, do orbe, cause enfermidade até aos mais privilegiados!
E evidente que não podeis fugir às imposições geológicas do vosso orbe terráqueo, por melhores que sejam as vossas intenções, assim como deixar de viver na dependência do instinto belicoso e das contradições próprias da humanidade terrena, o que aumenta a instabilidade e a desventura em comum. Por melhores intenções que alimenteis, deveis participar obrigatoriamente do Carma coletivo do orbe terráqueo e do de sua humanidade; a ambos vos tendes ligado fortemente no pretérito, e é possível que bem pouco tenhais realizado para a vossa libertação definitiva do ciclo de suas reencarnações físicas.
No entanto, se o desejardes, em nenhum momento vos será negado o ensejo de libertação do Carma da Terra e a conseqüente promoção para outros orbes mais evolvidos. Mas a verdade é que a vós mesmos cumpre o desatamento das algemas e dos compromissos assumidos no pretérito para com o mesmo e a humanidade. Essa libertação, sem dúvida, exige completa renúncia aos valores e interesses terrenos; é a fuga vibratória para o mundo do Cristo e a integração incondicional aos seus postulados evangélicos que, em verdade, são as leis que regem o reino eterno do espírito. O afinamento crístico e o desinteresse absoluto pelas competições do mundo e para com “os tesouros que as traças roem e a ferrugem come”, é que terminam rompendo as algemas planetárias. Enquanto a maioria dos homens segue animalescamente a sua marcha evolutiva sob o aguilhão implacável da dor e do sofrimento, alguns outros preferem antecipar a sua libertação cármica, envidando os mais heróicos esforços e entregando-se à mais completa renúncia a todo desejo, interesse a afeição pelas ilusões das formas materiais.

PERGUNTA: — Podeis mencionar algum espírito que antecipasse a sua libertação cármica da Terra, em vez de continuar submetido exclusivamente à Lei de Causa e Efeito, embora esta também terminasse por libertá-lo do ciclo dos nascimentos físicos?

RAMATIS: — É Francisco de Assis um dos exemplos mais edificantes e inconfundíveis de liberação antecipada do seu carma físico pois, tendo nascido em berço rico e cercado de gente afortunada, vaidosa e aristocrata, preferiu repartir seus bens com os pobres e desfez-se de seus trajes de seda e de veludo para vestir a grosseira estamenha; e em lugar do cinto recamado de pedrarias e da vistosa espada do fidalgo, amarrou à cintura um cordão de cânhamo! Foi com o mais profundo sentimento de renúncia que ele aceitou a advertência evangélica do Cristo Jesus: “Não possuais ouro nem prata nem cobre em vossos cintos, nem alforjes, nem duas túnicas, nem calçado, nem báculo em que apoiar-vos..
Sob tal resolução heróica, em que Francisco de Assis extinguiu de uma só vez o desejo e venceu o Maya — a grande ilusão da vida material — é óbvio que também cessou de gerar Carma físico para o futuro, pois a sua vida, completamente devotada ao serviço amoroso a todos os seres e coisas do mundo, terminou por desatar-lhe os últimos laços de ligação às formas do mundo terráqueo.
Afastando-se do epicurismo das mesas, despido da vaidade e dos trajes fidalgos, indiferente aos pergaminhos e galardões do mundo físico, liberto do desejo sensual, rompeu os liames escravizantes do seu grilhão cármico e, pouco a pouco, isolou-se da disciplina retificadora do Carma do seu planeta.

Francisco de Assis não renunciara apenas ao seu presente, mas também efetuara a sua libertação das vidas físicas futuras, porquanto, tendo exterminado em si os desejos pelas coisas do mundo material e desistido de competir com os homens no seu mundo de formas ilusórias, embora ainda encarnado já vivia as condições exigidas para o equilíbrio e a sustentação vibratória nos planos paradisíacos do espírito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário